Conference Proceedings
2018
- Palha, S., & Alves Martins, M. (2018). À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. In V. Monteiro, L. Mata, M. Alves Martins, J. Morgado, A.C. Silva, J. Castro Silva, M. Gomes (Eds) (2018), Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. ISPA-Instituto Universitário. ISBN: 978-989-8384-55-3.
- Santos, E., & Peixoto, F. (in press). A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: Representação de professores e alunos. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Eds.), Proceedings of the II International Congress Students’ Engagement in School: Perspectives of psychology and education. Lisboa: Universidade de Lisboa.
2016
- Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, em Portugal. In F. I. Ferreira et al. (Orgs.), Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (pp. 19-31). Santo Tirso: Whitebooks. Disponível em: http://www.whitebooks.pt/pdf/Atas-II-SLBEI-26-maio2017_v5.pdf
2015
- Gonçalves, J., & Alves Martins, M. (2015). O desenvolvimento metacognitivo dos alunos e a perceção do professor do seu envolvimento em actividades de investigação. In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, & J. Castro Silva (Eds.), Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 14-29). Lisboa: ISPA – Instituto Universitário.
- Pestana, S., Peixoto, F., & Pinto, P. R. (2015). Contributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, & J. Castro Silva (Eds.), Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 120-131). Lisboa: ISPA – Instituto Universitário.
- Prego, J., & Mata, L. (2015). Práticas de literacia familiar em Benguela (Angola): Um estudo exploratório.In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, & J. Castro Silva (Eds.), Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp. 322-334). Lisboa: ISPA – Instituto Universitário.
- Reis, A., Cid Proença, M., & Alves Martins, M. (2015). A relação entre o nível conceptual de escrita, o conhecimento das letras e a consciência silábica e fonémica em crianças de idade pré-escolar. In L. Mata, M. A. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva, & J. Castro Silva (Eds.), Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (pp.284-298). Lisboa: ISPA – Instituto Universitário.
2014
- Alves Martins, M. (2014). Escritas inventadas. In A. Vasconcelos, F. Botelho, J. Pinto, & J. Duarte (Eds.) Entre a teoria os dados e o conhecimento II: Olhares para uma realidade (pp. 15-26). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. ISBN: 978-972-8507-23-7.
- Fernandes, T., & Rosa, J. (2014). Avaliação e promoção da consciência fonológica em crianças pré-escolares, com e sem problemas de linguagem. ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais; Avaliação: Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
- Ferraz, F., & Rosa, J. (2014). Contributos da formação em mediação de conflitos no desenvolvimento profissional de Assistentes Operacionais, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. ATAS do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais; Avaliação: Desafios e Riscos. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.
- Mata, L., & Augusto, P. (2014). Percepção de auto-eficácia dos pais e apoio à realização dos trabalhos para casa. In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 875-889). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
- Moura, G., Morgado, J., & Peixoto, F. (2014). Violência no namoro e estilos parentais na adolescência: Compreensão das atitudes face à violência nas relações de namoro em adolescentes e a relação com a sua perceção dos estilos parentais. In Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1666-1683). Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2014). Reading errors in European Portuguese first-grade children: Comparison between poor and good readers. In Malkhaz Nakashidze (ed.), The 2nd International Academic Conference on Social Sciences conference proceedings (pp. 78-83).The International Institute for Academic
2013
- Faria e Maya, C., Gil, I. C., Encarnação, P., Pimentel, J. S., & Alves Martins, M. (2013). Estudo exploratório sobre a utilização de ambientes virtuais, na avaliação de funções cognitivas/executivas em crianças com e sem perturbação neuromotora ligeira. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 5513-5529). Braga: CIEd.
- Félix, E., & Rosa, J. (2013). Formação contínua & supervisão pedagógica: o impacto do Programa Nacional do Ensino do Português no desenvolvimento profissional de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas do Primeiro Encontro de Mestrados em Educação, CIED, Escola Superior de Educação de Lisboa, ISBN: 978-989-95733-4-5.
- Figueiredo, S., Martins, M., Silva, C. (2013). Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas. In Atas de VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1106-113). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
- Gaitas, S., & Alves Martins, M. (2013). Práticas de ensino da linguagem escrita no 1º ano de escolaridade em ambientes desfavorecidos: Relação com a aprendizagem da leitura. In Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 122-128). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
- Gonçalves, J., & Alves Martins, M. (2013). Avaliação da metacognição, autorregulação e utilização de estratégias cognitivas em atividades de investigação. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4153-4165). Braga: CIEd.
- Gonçalves, J., & Alves Martins, M. (2013). Percepção dos professores sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4182-4191). Braga: CIEd.
- Maia, C., & Alves Martins, M. (2013). Impacto de dois programas de intervenção na escrita e na leitura. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 5029-5043). Braga: CIEd.
- Matos, J., Castro Silva. & J. (2013). Substâncias psicoactivas, auto-estima, autoconceito e sucesso escolar: que relações? In Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 345-355). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
- Salvador, L., Albuquerque, A., & Alves Martins, M. (2013). Dinâmicas de interação e progressos na linguagem escrita em crianças de idade pré-escolar. In Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 110-121). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2013). Análise dos erros fonológicos e lexicais na leitura oral de palavras no 1º e 2º ano de escolaridade. In Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 129-137). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2013). Prova de compreensão na leitura para o 1º ano de escolaridade. In Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4345-4358). Braga: CIEd.
- Vargas-Moniz, M. J., & Morgado, J. (2013). Parcerias Comunitárias: Estudo multimétodo sobre perceção de eficácia e resultados. In Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 366-374). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia.
2012
- Abril, M. J., & Peixoto, F. (2012). Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e percepção do clima de sala de aula em alunos do 3º Ciclo. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 881-893). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Custódio, L. & Mata, L. (2012). Autoconceito no pré-escolar: Comparação entre as autoperceções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadores. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 521-535). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Gaitas, S., & Alves Martins, M. (2012). Práticas de ensino da leitura e da escrita no 1º ano de escolaridade. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 46-60). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Granjo, M., & Peixoto, F. (2012). Adaptação da escala “Basic Need Satisfaction at Work” para professores. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 381-394). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Martins, C., & Gouveia-Pereira, M. (2012). A autonomia psicológica na adolescência e ideias de morte. In Actas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saude. Lisboa: Placebo.
- Mata Pereira, M., Fijalkow, J., & Alves Martins, M. (2012). Didática experimental e aquisição da linguagem escrita. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 33-45). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Nunes, A. C., & Morgado, J. (2012). Viver com um filho especial: Estudo descritivo acerca das vivências de mães de jovens adultos com paralisia cerebral. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1745-1763). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Pimentel, J. S., Dias, S., & Beltrão, L., (2012). O projecto oficinas de pais/bolsas de pais: Primeiros resultados do seu impacto. In Actas do 1º Congresso Internacional de Parentalidade do IPNP (pp. 35-42). Porto: IPNP.
- Pinto, N., & Morgado, J. (2012). Atitudes de pais e professores face à inclusão. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 471-491). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Prego, J. & Mata, L. (2012). Percepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1421-1432). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Ricardo, A., Mata, L., Monteiro, V. & Peixoto, F. (2012). Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com a perceção de clima de sala de aula. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1153-1168). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Rodrigues, M. & Mata, L. (2012). Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do 1º e 2º anos do ensino básico abrangidos por um programa de Educação pela Arte: Um estudo comparativo. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 492-505). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Rosa, N. & Mata, L. (2012). Motivação para a aprendizagem e percepções de clima de sala de aula em alunos do 2º ano de escolaridade. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1169-1184). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Salvador, L., Albuquerque, A., & Alves Martins, M. (2012). Análise qualitativa dos efeitos de um programa de intervenção de escrita inventada na evolução da escrita de crianças em idade pré-escolar. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 17-32). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Silva, C. (2012). O impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência textual. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1271-1283). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Simões, J. & Mata, L. (2012). Autoconceito e motivação para a aprendizagem em crianças do 1 e 2º anos de escolaridade. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, V. Monteiro & J. Castro Silva (Eds), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 506-520). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
- Vasconcelos Horta, I., & Alves Martins, M. (2012). Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Efeitos de dois programas de escrita inventada na fonetização da escrita. In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário.
2011
- Albuquerque, A., Salvador, L., & Alves Martins, M. (2011). A evolução da escrita inventada e a aquisição precoce da leitura em crianças de idade pré-escolar: O impacto de um programa de intervenção de escrita inventada. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 3455- 3466). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Almeida, T. & Silva, C. (2011). O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escolar. In Actas 4º Encontro de Investigação e Formação - Formar Professores, Investigar Práticas (pp. 15-21). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa.
- Castro Silva, J. (2011). Colaboração e clima organizacional escolar: Percepções de professores do ensino básico. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 13-47). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Cunha, I., & Morgado, J. (2011). Bullying - A percepção dos professores do 2º e 3º Ciclo. In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação (pp. 569-581). Guarda: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Instituto Politécnico da Guarda.
- Gaitas, S. (2011). A importância atribuída a práticas pedagógicas por alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 3701-3711), A Coruña: Universidade da Coruña.
- Gaitas, S., & Alves Martins, M. (2011). Práticas de ensino da leitura no início de escolaridade em Portugal. . In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 3479- 3490). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Gonçalves, J., Fidalgo, Z., & Alves Martins, M. (2011). Avaliação do desenvolvimento metacognitivo de estudantes entre o sexto e o nono ano de escolaridade. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 2453- 2462). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Mata Pereira, M., Fijalkow, J., & Alves Martins, M. (2011). Relações entre o contexto linguístico e a escrita de crianças em idade pré-escolar. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp.2533-2543). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Monteiro, V., Mata, L., Peixoto, F. (2011). Motivação e suporte social em Matemática. In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação (pp. 389-394). Guarda: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Instituto Politécnico da Guarda.
- Pacheco, P. & Mata, L., (2011). Literacia familiar: Relações entre crenças, ambiente e práticas dos pais. In Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação (pp. 91-95). Guarda: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Instituto Politécnico da Guarda.
- Pipa, J., & Peixoto, F. (2011). Adaptação da escala de autoconceito artístico para estudantes do ensino secundário. In S. Ferreira, A. Verhaeghe, D. Silva, L. Almeida, R. Lima & S. Fraga (Eds.), Actas do VIII Congresso Iberoamericano de Avaliação/Evaluación Psicológica: XV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 668-678). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia.
- Pipa, J., & Peixoto, F. (2011). Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em estudantes do ensino secundário. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 1859-1871). A Coruña: Universidade da Coruña.
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2011). Avaliação da leitura oral de palavras: Análise da tipologia de erros de leitura em crianças do 1º e 2º anos de escolaridade. In A. B. Lozano, M. P. Uzquiano, A. P. Rioboo, J. C. Blanco, B. D. Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Actas do XI Congreso Internacional Galego-Portugés de Psicopedagoxia (pp. 3467- 3478). A Coruña: Universidade da Coruña.
2010
- Alves Martins, M., & Lucas, S. (2010). Programas de escrita no pré-escolar: O impacto da acentuação da sílaba inicial nos progressos das crianças. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2980-2993). Braga: Universidade do Minho.
- Barros, A. R., Pimentel, J. S., Gandres, C., & Carreira, M. (2010). Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: Três estudos de caso. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1739-1753). Braga: Universidade do Minho.
- Carreira, M., Pimentel, J. S., Gandres, C., & Barros, A. R. (2010). Qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: um estudo comparativo. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1789-1804). Braga: Universidade do Minho.
- Gaitas, S., & Alves Martins, M. (2010). Procedimentos de ensino da linguagem escrita de professores do 1º ciclo: A sua relação com as crenças. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2931-2946). Braga: Universidade do Minho.
- Gaitas, S., & Castro Silva, J. (2010). “Bons professores” e boas “práticas pedagógicas”: A visão de professores e alunos dos 2º e 3º ciclos. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (edição cd-rom). Braga: Universidade do Minho.
- Gouveia-Pereira, P. (2010). Will school authority be legitimated in the same way when one is involved in unfair situations as when one is not? In Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence. Bologna: Medimond Editore International.
- Lourenço, C., & Alves Martins, M. (2010). Evolução da linguagem escrita no pré-escolar. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2749-2762). Braga: Universidade do Minho.
- Mata, L., & Marques, L. (2010). Concepções dos educadores de infância sobre o desenvolvimento da literacia. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1629-1640). Braga: Universidade do Minho.
- Mata, L., Monteiro, V., & Peixoto, F. (2010). Ambiente de aprendizagem, motivação e resultados em matemática. In L. Almeida, B. Silva & S. Caires (Orgs.) Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” (pp. 998-1006). Braga: CIED – Universidade do Minho.
- Mendes, M. E., Pinto, A. I., & Pimentel, J. S. (2010). Qualidade das práticas em intervenção precoce: Uma prioridade. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 3009-3023). Braga: Universidade do Minho.
- Monteiro, V., Mata, L., & Peixoto, F. (2010). A auto-percepção de leitor e sua relação com o desempenho em leitura e género. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2525-2536). Braga: Universidade do Minho.
- Laborinho, I., & Rosa, J. (2010). Quando se fala em inclusão também se fala de adultos? Impacto da surdez adquirida no adulto jovem. Atas do 4º Encontro de Investigação em Educação. Escola Superior de Educação. Lisboa.
- Pacheco, P., & Mata, L. (2010). Concepções de pais de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem da leitura e escrita. In L. Almeida, B. Silva & S. Caires (Org.) Actas do I Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos” (pp. 566-576). Braga: CIED – Universidade do Minho.
- Peixoto, F. (2010). Relationships between self-esteem, self-concept and academic achievement in adolescents. In R. Zukauskiene (Ed.), Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence (pp. 249-253). Bologna: Medimond Editore.
- Pimentel, J. S., Gandres, C. Barros, A. R., & Carreira, M. (2010). Promoção da qualidade dos cuidados prestados em amas e creches familiares: delineamento de um estudo de investigação/acção. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2994-3008). Braga: Universidade do Minho.
- Pires, F., & Rosa, J. (2010). O Impacto do ensino de estratégias morfológicas no desenvolvimento da escrita: um estudo de intervenção. Atas do 4º Encontro de Investigação em Educação. Escola Superior de Educação. Lisboa.
- Romeira, L., & Alves Martins, M. (2010). Leitura oral de palavras nos dois primeiros anos de escolaridade. In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” (pp. 1429-1441). Braga: CIEd – Universidade do Minho.
- Sanches, C., & Gouveia-Pereira, P. (2010). Does school failure and teacher’s unfairness explain the adolescent’s sense of exclusion and their involvement in deviant behaviour? In Proceedings of the 12th Biennial Conference of the European Association for Research on Adolescence. Bologna: Medimond Editore International.
- Santos, A., & Alves Martins, M. (2010). Práticas pedagógicas de abordagem à linguagem escrita em jardim-de-infância. . In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2904-2918). Braga: Universidade do Minho.
- Sérgio, M. R., Monteiro, V., Mata, L. & Peixoto, F. (2010). Motivação para a língua portuguesa: Sua relação entre o género, o desempenho e o clima de sala de aula em alunos do 4º ano. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2791-2804). Braga: Universidade do Minho.
- Silva, C. (2010). Consciência fonológica e morfológica e a natureza dos erros ortográficos em crianças do segundo ano de escolaridade com e sem dificuldades de aprendizagem. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2693-2703). Braga: Universidade do Minho.
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2010). Eficácia de um programa de intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: Estudo de caso. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2719-2733). Braga: Universidade do Minho.
- Sousa, T., Monteiro, V., Mata, L., & Peixoto, F. (2010). Motivação para a matemática em alunos do ensino secundário. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 2805-2819). Braga: Universidade do Minho.
- Vargas-Moniz, M. J. & Morgado, J. (2010). Estudo da Eficácia e Resultados de Parcerias em Contextos Comunitários. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 867-880). Braga: Universidade do Minho.
- Vargas-Moniz, M. J. & Morgado, J. (2010). Community Coalitions: Prevention and community coordinated response to violence against children and youth. In Actas da 3ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária: Aproximaciones comunitarias a los problemas sociales contemporâneos. Puebla Mexico.
- Vasconcelos Horta, I., & Alves Martins, M. (2010). Fricativas e oclusivas: Que efeitos no acesso ao princípio alfabético após um programa de intervenção na escrita? In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (2763-2778). Braga: Universidade do Minho.
2009
- Almeida, T., & Silva, C. (2009). Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador. In Proceedings of the 16th European Conference on Reading (edição cd-rom). Braga: Universidade do Minho.
- Alves Martins, M., Silva, C., & Lourenço, C. (2009). O impacto de programas de escrita na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3164-3177). Braga: Universidade do Minho – CIEd.
- Branco, A. R., & Alves Martins, M. (2009). Os conhecimentos precoces sobre a funcionalidade da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura. In B. Silva, L. Almeida, A. Lozano & M. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4868-4882). Braga: Universidade do Minho – CIEd.
- Campos, S. & Peixoto, F. (2009). “Eles dizem que o meu irmão é tecla 3” – A auto-estima e o(s) autoconceito(s) dos irmãos de pessoas com deficiência. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano, & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1895-1905). Braga: Universidade do Minho - CIEd.
- Castro Silva. J., & Morgado, J. (2009). The Influence of School Climate Variables on Teacher's Collaboration. In Proceedings of International Conference “Changing Practices in Inclusive Schools” (1-19). Universidade de Évora: Évora. ISBN: 978-989-95539-5-8
- Castro Silva, J., Morgado, J. & Gomes, C. (2009). Clima organizacional escolar e colaboração entre professores. Que relações? In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano, & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1286-1301). Braga: Universidade do Minho - CIEd.
- Catarino, J., & Alves Martins, M. (2009). A agressão e vitimação entre pares em contexto escolar – estudo de caso no 5º ano de uma escola da cidade de Beja. In B. Silva, L. Almeida, A. Lozano & M. Uzquiano (org.), Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 118-132). Braga: Universidade do Minho – CIEd.
- Gaitas, S., & Alves Martins, M. (2009). Relações entre crenças e práticas de linguagem escrita em professores do primeiro ciclo. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1271-1285). Braga: Universidade do Minho – CIEd.
- Gronita, J., Bernardo, A. C., Pimentel, J.S., Matos, C. & Marques, J. (2009). A comunidade e o processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World. (Edição em CD-Rom).
- Mata, L. (2009). Leituras no percurso escolar – Um olhar sobre o pré-escolar. In A. Santos (Coord), Cadernos Oeiras a Ler – IV Encontro das Bibliotecas Escolares do Concelho de Oeiras (pp. 32-42). Câmara Municipal de Oeiras.
- Mata, L., & Pacheco, P. (2009). Caracterização das práticas de literacia familiar. In B. Silva, L. Almeida, A. Lozano & M. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1741-1753). Braga: Universidade do Minho - CIEd.
- Matos, C., Gronita, J., Bernardo, A. C., Marques, J. Pimentel, J.S., (2009). A percepção das famílias no processo de construção de práticas inclusivas no âmbito da Intervenção Precoce. In Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World. (Edição em CD-Rom).
- Messias, D., & Monteiro, V. (2009). A motivação para a matemática e o clima de sala de aula de matemática. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano, & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4030-4045). Braga: Universidade do Minho - CIEd.
- Morgado, J. (2009). Educação inclusiva nas escolas actuais: Contributos para a reflexão. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano, & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 104-117). Braga: Universidade do Minho - CIEd.
- Pimentel, J. S., Gronita, J., Bernardo, A. C., Matos, C., & Marques, J. (2009). A avaliação de um programa de Intervenção Precoce: contributo para a melhoria das práticas inclusivas. Proceedings of the International IRIS Conference - Changing Practices around the World. (Edição em CD-Rom).
- Santos, A. I., & Alves Martins, M. (2009). Concepções e práticas pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância. In B. D. Silva, L. S. Almeida, A. B. Lozano & M. P. Uzquiano (Eds.), Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 2832-2847). Braga: Universidade do Minho – CIEd.
- Simões, E., & Alves Martins, M. (2009). Desenvolvimento de um programa de intervenção com uma criança com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. In B. Silva, L. Almeida, A. Lozano & M. Uzquiano (org.), Actas do X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 4173 - 4187). Braga: Universidade do Minho – Cied.
2008
- Almeida, A., & Peixoto, F. (2008). Estudo para a adaptação de uma escala de identidade étnica. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & Vera Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Alves Martins, M. (2008). Qualidade das práticas de literacia em jardim de infância e desenvolvimento da escrita. In Acta do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho.
- Alves Martins, M., & Simões, E. (2008). Teste de Reconhecimento de Palavras para os dois primeiros anos de escolaridade. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Boavida, T., Aguiar, C., & Pimentel, J. (2008). Medida da qualidade das experiências inclusivas: Dados relativos às características psicométricas dos dados. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Mata, L. (2008). Hábitos e práticas de leitura de histórias – Como caracterizar? In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Mata, L. (2008). Avaliação dos conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Mata, L., Monteiro, V., & Peixoto, F. (2008). Escala de autoconceito para crianças em idade pré-escolar e 1º/2º ano de escolaridade de Harter & Pike (1981, 1984). In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII conferência internacional avaliação psicológica: Formas e contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Monteiro, V., Mata, L., & Peixoto, F. (2008). Construção e adaptação de uma escala de clima de sala de aula. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Monteiro, V., Mata, L. & Peixoto, F. (2008). Escala de autopercepção de leitor. In A. P. Machado, C. Machado, L. S. Almeida, M. Gonçalves, S. Martins & V. Ramalho (Eds.), Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Braga: Psiquilíbrios.
- Santos, A. I., & Alves Martins, M. (2008). Fazer ou deixar fazer? Eis a questão! As práticas pedagógicas dos educadores de infância e as conceptualizações infantis sobre a leitura e a escrita. In Actas do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança - Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho.