Francisco Peixoto

Corpo Docente

Francisco Peixoto
Francisco Peixoto

Informação Geral

Categoria Académica: 
Professor Associado
Departamento: 
Educação
Unidade de Investigação: 
Centro de Investigação em Educação
Gabinete: 
226
Extensão: 
332

Qualificações Académicas

Doutoramento em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal (2003)

Interesses de Investigação

Desenvolvimento de Autoconceito e Autoestima durante a adolescência e a sua relação com o contexto escolar


Processos socio-psicológicos na aprendizagem e desenvolvimento


Componentes afetivos na aprendizagem, e relação com a motivação


Dinâmicas relacionais (família e pares) e sua relação com a adaptação académica


Cultura organizacional em escolas


Identidade docente, motivação de professores, resiliência em professores

Principais Publicações

Peixoto, F., Sanches, C., Mata, L., & Monteiro, V. (2017). “How do you feel about math?”: relationships between competence and value appraisals, achievement emotions and academic achievement. European Journal of Psychology of Education32(3), 385-405. doi: 10.1007/s10212-016-0299-4 

 

Pipa, J., Peixoto, F., Mata, L., Monteiro, V., & Sanches, C. (2017). The goal orientations scale (GOS): validation for portuguese students. European Journal of Developmental Psychology14(4), 477-488. doi: 10.1080/17405629.2016.1216835

 

Peixoto, F., Monteiro, V., Mata, L., Sanches, C., Pipa, J., & Almeida, L. S. (2016). “To be or not to be retained... That’s the question!” Retention, self-esteem, self-concept, achievement goals, and grades. Frontiers in Psychology, 7, 1550-1563. doi: 10.3389/fpsyg.2016.01550 

 

Peixoto, F., Mata, L., Monteiro, V., Sanches, C., & Pekrun, R. (2015). The achievement emotions questionnaire: Validation for pre-adolescent students. European Journal of Developmental Psychology, 12(4), 472-481. doi: 10.1080/17405629.2015.1040757

 

Peixoto, F., & Almeida, L. S.. (2010). Self-concept, self-esteem and academic achievement: Strategies for maintaining self- esteem in students experiencing academic failure. European Journal of Psychology of Education, 25(2), 157-175. doi: 10.1007/s10212-010-0011-z

Horários e Contactos

E-mail: cie@ispa.pt