É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo terminado o Curso Superior de Psicologia no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em 1979, completado o Diploma de Estudos Aprofundados em Psicologia Educacional no ISPA em colaboração com a Universidade de Bristol em 1988 e terminado o Doutoramento em Psicologia, enquanto bolseiro da FCT, na Universidade de Oxford Brookes em 2003. Nas actividades de gestão académica, foi membro da comissão directiva do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (ESELx), Presidente do Conselho de Representantes, e desempenhou vários cargos de gestão departamental e no domínio da psicologia. A actividade principal é a formação graduada e pós-graduada de professores, tendo desenvolvido investigação em desenvolvimento da literacia, nomeadamente na relevância do desenvolvimento da consciência morfológica enquanto competência metalinguística. Neste âmbito orientou diversas teses de mestrado e feito co-orientação de dois doutoramentos (um em curso). Tem realizado consultorias internacionais na área da educação para o Banco Mundial, governos de Cabo Verde e de Moçambique, ChildFund e UBS e integrou a equipa que coordenou um projecto de formação contínua de professores que envolveu seis instituições de ensino superior em Portugal e em diferentes países lusófonos no âmbito do programa europeu EDULINK. Publicou em revistas internacionais como Reading & Writing, na Revue de Linguistique et Didactique des Langues da Universidade Stendhal de Grenoble e em Educar em Revista, UFPR, Curitiba, Brasil. Fez diversas consultorias para o Plano Nacional de Leitura, Inspeção Geral da Educação e Departamento de Educação Básica.
Implicit and explicit processes in literacy development.
The role of metalinguistic abilities, especially morphological awareness, in the development of oral language and spelling discrimination.
The impact of explicit teaching of morphology on oral language development and on spelling discrimination of homophone forms.
Intervention studies conducted in the classroom by teachers.
Maria Teresa Figueira Bailadeira dos Santos
Word formation: acquisition of derivational affixes in portuguese and in English (FCT Grant).
Viviane Barbosa, Universidade Federal do Paraná, Brasil
Teresa Santos, Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Viviane Barbosa, PhD em Educação, Universidade Federal do Paraná, Brasil
E-mail: cie@ispa.pt